• Denúncia de sobrepreço leva Infra a revogar concorrência pela sua conta corporativa

    Acaba de ir para o lixo todo o material apresentado pelas agências Apex, iCom, InPress, Partners e Santa Fé para a concorrência coprporativa da Infra S.A. (antiga Valec), empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes.

    Publicidade
    Publicidade

    Levou mais de seis meses, desde o lançamento da seleção, para a direção da empresa descobrir que a Controladoria Geral da União (CGU) havia apontado que os preços definidos como referência para a disputa — copiados de edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) — poderiam estar superfaturados.

    Resultado: na edição de 13/05/2024 do Diário Oficial da União, o presidente da estatal, Jorge Luiz Macedo Bastos, declarou revogado todo o processo da licitação RLE nº 9/2023, “em razão de interesse público decorrente de fato superveniente”.

    A conta corporativa do MCTI, no valor de R$ 22,4 milhões em 2022, é atendida pela agência BR+ desde 2018, vencedora da licitação nº 1/2017, a tal que poderia estar com valores acima dos praticados pelo mercado, segundo a CGU.

    Como registrado pela Janela, a conta corporativa da Infra estava avaliada em R$ 3,3 milhões, parte de um investimento anual da empresa de R$ 8,6 milhões, dos quais os demais R$ 5,3 milhões estavam voltados para a comunicação digital.

    Na fase técnica, a briga na Infra foi vencida pela Santa Fé, com 91,7 pontos contra os 79,2 da InPress Oficina. Só que na fase de preços, esta última virou, ficando em primeiro sobre a Santa Fé.

    No final, como se vê, as duas — sem qualquer culpa no cartório — ficaram com as mãos abanando.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    InPress Oficina sai vencedora pela conta corporativa da Infra na disputa de preços (em 18/04/2024)

    Infra (antiga Valec) procura agências de comunicação digital e corporativa (em 01/12/2023)

    MCTI duplica verba corporativa e renova com a agência BR+ (em 09/02/2022)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×